sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Lançamento da Revista Realejo - nº 2



Atenção, pessoas:

A Revista Realejo nº 2 será lançada nesta terça-feira, dia 26 de agosto, às 9h, dentro das programações da II Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O evento será no Hotel Fazenda Tauá - BR 381, sentido Belo Horizonte - João Monlevade. Segue o release do lançamento.


Projeto da UFMG lança segundo número de revista para cegos

A revista Realejo, publicação em áudio voltada a pessoas com deficiência visual, terá sua segunda edição lançada na próxima terça-feira (26/08) durante a II Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

Neste exemplar, Realejo discute como o turismo pela Estrada Real pode interferir na vida de moradores do interior de Minas Gerais, mostra como foi a preparação dos atletas para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Pequim e faz uma passagem sobre a vida de fé, silêncio e oração das freiras que optaram pela clausura. A segunda edição de Realejo traz ainda uma entrevista com a escritora Elizete Lisboa, que trabalha com literatura infanto-juvenil para crianças cegas e videntes, além das análises da médica Márcia Mendonça e do antropólogo Rogério do Pateo sobre as pesquisas com células-tronco e a questão indígena no Brasil, respectivamente. Temas como os dezoito anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, consumo consciente e as dificuldades de lidar com o lixo eletrônico também estão presentes na publicação.

A revista Realejo surgiu em 2006 como uma alternativa de fonte de informação para as pessoas com deficiência visual. Composta de reportagens, crônicas, notas e entrevistas, a publicação usa o áudio para construir uma narrativa própria e procura contemplar da melhor forma possível a realidade desse público. No ano passado o projeto recebeu o prêmio de melhor trabalho jornalístico na modalidade Revista Digital na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Nacional (Expocom Nacional), já sendo anteriormente a vencedora da etapa regional do evento.

A revista faz parte do projeto de extensão Realejo, o som da notícia, da Universidade Federal de Minas Gerais e tem como parceiros a Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência (CAADE-MG), o Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência (CAP-BH) e o Núcleo Apoio à Inclusão (NAI) da PUC Minas. A publicação conta ainda com o apoio institucional da Pró-reitoria de Extensão da UFMG e da Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa (Fundep).

A II Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência ocorre no Hotel Fazenda Tauá, rodovia 381, sentido Belo Horizonte – Vitória, Caeté/MG

0 comentários: