A segunda edição da revista Realejo foi lançada na última segunda-feira, 26/08, durante a II Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Cerca de 150 exemplares da publicação foram distribuídos gratuitamente a pessoas com deficiência visual e representantes de instituições ligadas a esse público.
Nesta edição, Realejo discute como o turismo pela Estrada Real pode interferir na vida de moradores do interior de Minas Gerais, mostra como foi a preparação dos atletas para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Pequim e faz uma passagem sobre a vida de fé, silêncio e oração das freiras que optaram pela clausura. Temas como os dezoito anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, consumo consciente e as dificuldades de lidar com o lixo eletrônico também estão presentes neste número da publicação.
A II Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência reuniu mais de 400 pessoas, que discutiram temas como acessibilidade, saúde, educação, cultura, assistência social e inclusão no mercado de trabalho. Durante o evento, foram eleitos os delegados que representarão o estado de Minas Gerais na II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, prevista para dezembro deste ano, em Brasília.
Realejo chamou a atenção do público pela maneira inovadora de divulgar informação a pessoas cegas e de baixa visão. Para o membro do Instituto de Cegos do Brasil Central, de Uberaba (MG), Flávio de Morais, “muitas vezes, é difícil para a pessoa com deficiência visual fazer a leitura Braille, por isso o áudio é muito significativo para quem não enxerga”. O modo como o som é trabalhado em Realejo também foi um ponto destacado pelo público, como é o caso do presidente da Organização Não Governamental Inclusão Social, de Betim (MG), José Humberto Soares. “Eu gosto muito de ouvi-la. Do jeito que a revista é produzida, a informação ganha mais vida”, enalteceu.
Paralelamente a distribuição de Realejo, foi realizado um cadastro do público que teve acesso a revista. O objetivo é estabelecer um contato posterior com os ouvintes a fim de conhecer suas sugestões, críticas e considerações a respeito da publicação.


0 comentários:
Postar um comentário