sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Acessibilidade digital

Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência lança site com acessibilidade total
Da redação do Portal Sentidos


"Qualidade total é indiscutível. E é de serviços de qualidade que as pessoas com deficiência precisam", afirma a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Basttistella, ao lançar na última quinta-feira (25/09) o portal www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br da Secretaria de Estado [de São Paulo] totalmente acessível.

Para garantiro acesso porpessoas com limitação física ou sensorial, o site disponibiliza recursos como o aumento de fonte para usuário com baixa visão, contraste para auxiliar a navegação da pessoa daltônica, compatibilidade com diferentes leitores de tela, vídeos legendados para quem é surdo, entre outras ferramentas.

Temas relacionados à saúde, educação, esporte lazer, trabalho, legislação e outros assuntos que envolvem pessoas com deficiência podem ser encontrados no site através do link Centro de Informações Rui Bianchi. O nome é uma homenagem a um grande militante na área da pessoa com deficiência.

O site, que também divulgará as ações da secretaria, tem certificação nacional e internacional de instituições como a W3C-WAI-AAA, que desenvolve padrões para a criação e a interpretação dos conteúdos para web. De acordo com a secretária o portal obteve nota 10 do programa Examinator - um dos softwares de leitura de tela mais exigentes do mercado.

O objetivo do portal, que segundo a secretária é uma referência em acessibilidade em serviço digital oferecido por uma instituição governamental, é contribuir com o exercício da cidadania de todos. "A tecnologia é uma ferramenta de trabalho, uma ajuda técnica que lhe garante atividade e participação com acesso permanente e imediato. Uma pessoa com deficiência usa a tecnologia para desenvolver suas atividades, com independência. Daí a importância da acessibilidade digital."

O site da secretaria também será o gerenciador do Observatório de Direitos, criado em parceria com instituições do setor. Através dele cada município poderá registrar tanto as suas experiências com a inclusão social como também a falta de mecanismos que impede que ela aconteça de fato.

0 comentários: