sábado, 25 de outubro de 2008

Filosofia para surdos

A partir do ano que vem, a Filosofia será obrigatória nos três anos do Ensino Médio de todo o Brasil. Dentro desse contexto, surge a preocupação de como será a inclusão de pessoas surdas aos conceitos abstratos da disciplina. Regulamentada como Língua em 2002 objetivando a inclusão social da pessoa com deficiência auditiva, a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) ainda apresenta lacunas quando se trata de sinais para o vocabulário filosófico.


Pensando nisso, a estudante de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Terezinha da Costa Rocha, 24 anos, elaborou o projeto Dicionário Temático da Língua Brasileira de Sinais: A Criação de Sinais Específicos da Filosofia, premiado com o primeiro lugar do Prêmio Jovem Cientista – categoria Estudante do Ensino Superior. Intérprete de LIBRAS, a Jovem Cientista percebia, no seu dia-a-dia, a dificuldade de transmissão de algumas idéias e teorias filosóficas para os alunos surdos.

Para tentar diminuir essa dificuldade, a futura filósofa elaborou um glossário virtual de mecanismo simples, baseado em um sistema de CD-ROM para computadores. “Após a pessoa colocar o CD, ela aciona a opção “Iniciar” e uma tela interna com uma caixa de busca é aberta. Ao clicar na palavra desejada, o programa mostra uma representação filmada do sinal com o movimento filmado, e abaixo aparece o significado na Língua Portuguesa e o exemplo de aplicação dentro de uma frase”, explica Terezinha.

A formatação do dicionário foi realizada a partir de reuniões feitas com pessoas com deficiência auditiva; os próprios surdos criaram os sinais para os termos. Para Terezinha Rocha, essa foi a maior dificuldade do trabalho: transpor os conceitos “abstratos” da Filosofia para os símbolos “concretos” da LIBRAS. “Às vezes, nós ficávamos o dia todo discutindo uma palavra. Eu passava o significado para os alunos, eles não o compreendiam; às vezes pediam um exemplo, “como eu utilizaria isso na aula de Filosofia?”, eu dava o exemplo – mas é uma coisa tão conceitual que se torna difícil. Tanto que alguns conceitos tiveram que ficar de fora desta edição”, reitera a autora do dicionário. Apesar da dificuldade, Terezinha afirma que não vai parar com o trabalho. “Ele vai possibilitar que pessoas com deficiência auditiva possam aprender Filosofia na sua própria língua, sem soletrar as palavras com as mãos. Eles têm recebido a novidade com alegria”.

A criadora do Dicionário para Surdos vê no Prêmio Jovem Cientista a possibilidade da continuação da pesquisa – incluindo alguns termos que não puderam, nesse exemplar, ser incluídos – e da distribuição gratuita do seu material. “O ganho desse prêmio trouxe-nos uma ótima oportunidade de visibilidade, de conseguir recursos, patrocínios, para distribuir esse material gratuitamente – visto que, se nós cobrássemos, estaríamos excluindo quem não pode pagar”, ressalta.


por Bruno Vieira

14 comentários:

Embarque nesta onda disse...

Boa Tarde!
Desejo saber como faço para conseguir o "Dicionário Temático de LIBRAS em Filosofia".
Obrigado.
Ailton

Daniele Gotardo Veloso disse...

á, também gostaria de receber este material, como faço?

Vinicius disse...

Olá,

Gostaria também de saber como faço para adquirir o Dicionário. Estou dando aulas de filosofia para surdos e se pudesse contar com esse material seria ótimo. Se puderem me responder com uma certa urgência lhes agradeço.

Obrigado,
Vinicius

Andrea disse...

BOm dia! Como faço para conseguir o diconário? Eu também trabalho com Filosofia e com surdos. Além disso, gostaria muito de saber mais a respeito, pois tenho muito interesse em fazer um trabalho mais aprofundado neste tema. Agradeço se puder me responder. Obrigada, Andrea - andrea_ralize@hotmail.com

Andrea disse...

Por favor, como faço para conseguir esse dicionario? Obrigada!!!!

Andrea disse...

Por favor, como faço para receber um dicionario desses? Obrigada.

Lucio LOPES disse...

gostaria de saber como eu poderia ter acesso ao material. luciolopes68@yahoo.fr

Lucio LOPES disse...

gostaria de saber como receber o material. luciolopes68@yahoo.fr

Home philosophiae carmine disse...

Boa noite.
Como faço para receber esse material,por favor entre em contato?

Obrigado.

Home philosophiae carmine disse...

Como faço para adquir esse material?

Obrigado.

gilmars91@gmail.com

gibascg disse...

Estou estagiando na área de filosofia com surdos, vi a noticia do dicionario de filosofia e quero saber como posso adquirir tais materiais.

ESTUDANTE disse...

Boa noite, parabéns pela iniciativa. Também tenho interesse em receber. Grata

Professora Andréa disse...

Olá! Queria muito esse material. Como consigo?

Janis Goldbard disse...

Boa Tarde, gostaria de saber se esse material está disponível, meu e-mail é janis.lopes@hotmail.com
obrigada e no aguardo