O serviço 24 horas é uma tendência já presente em diversas cidades do Brasil. Seja em bares, lanchonetes, drogarias, videolocadoras ou supermercados, o funcionamento dia e noite atrai cada vez mais os consumidores. Mas qual o perfil dos consumidores da madrugada?
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP analisou o perfil dos consumidores noturnos de lojas de conveniência e supermercados de São Paulo, a cidade brasileira que mais conta com estabelecimentos 24 horas. De acordo com o estudo, o perfil dos consumidores que compram durante a madrugada é prioritariamente de jovens, entre 18 e 35 anos, sendo 70% homens e a maioria possuidora de automóvel ou moto. Nos finais de semana esse perfil muda e o local 24 horas acaba se tornando ponto de encontro, espaço de lazer.
De acordo com o professor Carlos Henrique Costa da Silva, idealizador da pesquisa, a localização do estabelecimento é um dos aspectos que o consumidor mais valoriza em comércios 24 horas. "Entre os aspectos destacamos a localização das lojas, a comodidade de ter perto de casa um comércio com funcionamento ininterrupto", ressalta.
Outra questão importante que leva as pessoas a preferirem as compras após o horário comercial tradicional é o fluxo de pessoas nas lojas. "A questão do movimento é fundamental. Muitos dos consumidores entrevistados destacaram que só preferem fazer as compras de madrugada devido a inexistência de filas e a possibilidade de ler os rótulos dos produtos e poder circular livremente pelos corredores sem atropelos", evidencia Carlos Henrique.
A pesquisa também ressalta que o perfil e a quantidade de consumidores que frequentam as lojas durante a madrugada variam de acordo com o período do mês e do ano. Assim, nos dias próximos ao recebimento de salário, por exemplo, a circulação de pessoas é maior.
Por Flora Viana
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Consumidores da madrugada
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário